Consumo de refrigerante pode contribuir com a deficiência de vitamina D?

A ingestão de bebidas adoçadas com açúcar vem se tornando um hábito cada vez mais comum, com vários efeitos nocivos para a saúde. drinkPesquisadores do Canadá agora constataram que possivelmente o  alto consumo de refrigerantes esteja relacionado à deficiência de vitamina D em mulheres na pré-menopausa.

A ingestão de bebidas adoçadas com açúcar, refrigerantes de cola ou outros e de bebidas doces de frutas foi avaliada através de um questionário de freqüência alimentar, aplicado a 741 mulheres na pré-menopausa. As concentrações séricas de vitamina D foram quantificadas e a associação com a ingestão de bebidas adoçadas foi então avaliada.

Os pesquisadores constataram que as mulheres com maior ingestão de refrigerantes de cola (três porções por semana ou mais) apresentaram níveis de vitamina D 12,7%  menores, em comparação com as que não consumiam. Observou-se uma correlação entre outras bebidas gasosas e os níveis de vitamina D, mas não foi significativa. Não houve associação entre as bebidas doces de fruta.

Como conclusão eles afirmaram:

“Este estudo sugere que a alta ingestão de refrigerantes pode diminuir os níveis de 25(OH)D em mulheres na pré-menopausa. Considerando-se o alto consumo destas bebidas na população em geral e as possíveis consequências da deficiência de vitamina D na saúde, esta descoberta precisa de mais investigações.”

Fonte

Association between Intake of Sugar-Sweetened Beverages and Circulating 25-Hydroxyvitamin D Concentration among Premenopausal Women. Nutrients, 2014.

** Se você gostou deste post, por favor considere “curtir” a página Vitamina D – Brasil no Facebook. Participe também do nosso grupo no Facebook.

Leia também:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s