Hipovitaminose D: estudantes de medicina estão em risco?

A deficiência de vitamina D é um problema pandêmico, diagnosticado especialmente em idosos. Alguns estudos também estão disponíveis, feitos 784dc674370fc01bf75490f0f464015aexclusivamente sobre o tema entre os jovens adultos. Profissões específicas, como estudantes de medicina também podem ter maior risco de desenvolver hipovitaminose D.

Em em estudo que acaba de ser publicado, pesquisadores do Irã tiveram como objetivo avaliar os níveis de vitamina D em estudantes de medicina da Universidade de Ciências Médicas. O estudo transversal foi realizado com 100 estudantes de medicina, no mês de outubro de 2012. Eles mediram a vitamina D sérica, o paratormônio (PTH) e o cálcio. Também foram registrados dados sobre a idade, sexo, índice de massa corporal, consumo diário de peixes e ovos, exposição solar e o uso de protetor solar.

Os nível de vitamina D foram abaixo de 30 ng/ml em 99% dos participantes e abaixo de 20 ng/ml em 77%. A média geral dos níveis séricos foi de 16,8 ng/ml. Os pesquisadores também constataram uma correlação linear inversa significativa entre os níveis séricos de PTH e de vitamina D.

Em conclusão eles afirmaram:

“Para melhorar o status de vitamina D na comunidade, além de programas de fortificação de alimentos, programas educacionais parece serem essenciais; não somente para a população em geral, mas também para os grupos mais educados.”

Fonte

Hypovitaminosis d: are medical students at risk? Int J Prev Med, 2014.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s