Baixos níveis de vitamina D estão associados a ciclos menstruais irregulares em um novo estudo

Em animais, baixos níveis de vitamina D estão associados com perturbações do ciclo estral, mas praticamente não menstruacao-irregular-72029existem dados sobre humanos. Em um novo estudo transversal, pesquisadores americanos examinaram a associação entre níveis séricos de vitamina D com as características do ciclo menstrual.

Para isso eles selecionaram aleatoriamente 636 mulheres com idades entre 35 e 44 (57% afro-americanas), que forneceram uma amostra de sangue e passaram por uma entrevista incluindo histórico ginecológico. Como resultado os pesquisadores constataram que o nível sérico médio de vitamina D foi de 12,0 ng/mL e uma diminuição de 10 ng/mL foi associada a 1,9 vezes mais chances de ciclos irregulares. Os níveis de vitamina D não foram associados a ciclos curtos ou longos.

Os autores concluíram:

“Níveis mais baixos de 25(OH)D foram associados com ciclos irregulares, mas não com ciclos curtos ou longos. A vitamina D pode desempenhar um papel na regulação da função ovulatória. Outras investigações de potenciais mecanismos se justificam.”

Fonte

Lower plasma 25-hydroxyvitamin D is associated with irregular menstrual cycles in a cross-sectional study, 2015.

** Se você gostou deste post, por favor considere “curtir” a página Vitamina D – Brasil no Facebook. Participe também do nosso grupo no Facebook.

Leia também:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s